segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O RELATO - 14 DE FEVEREIRO

Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 1908
Lisboa-Junqueira


De manhã fui ver o braço d’El-Rei e depois ver doentes. Almocei no Rendez-Vous des Gourmets. Das 2 ás 4h consultorio. Jantei com os sogros e á noite fui ver a Didi.
Ainda não estou em mim depois da grande desgraça. Cada vez tenho mais saudades d’El-Rei e do Principe.
Parece que a versão verdadeira sobre a tragédia é a seguinte: o bandido Alfredo Costa assassinou El-Rei com um tiro na nuca e o Principe que ia em frente do Pae tirou um revolver da algibeira e matou immediatamente o regicida. Foi então que o bandido Manoel Buiça com uma carabina prostrou o Principe Real com uma bala na face esquerda que produziu a morte vinte minutos depois já no Arsenal. A morte d’El-Rei foi instantanea.
Morreu hontem o Dr Flávio da Silveira. Conheci-o em Mafra há mais de 20 anos. R.I.P.


Thomaz de Mello Breyner - 4º Conde de Mafra

1 comentário:

Anónimo disse...

Querido primo,
Foi preciso ir ao blogue do Salvador para saber desta sua iniciativa.
Mais uma vez estou positivamente muito surpreendida e orgulhosa do que você está a fazer.
Obrigada e muitos parabéns!
Beijinhos
Pipas